Os assaltos a residências estão entre os delitos cuja frequência mais aumenta nesta época
do ano em todo o país. A PSP recomenda especiais precauções aos inquilinos
Os três meses de Verão
são a época do ano em que mais assaltos a residências se praticam. No ano passado, para um total de 29.654 desses crimes, mais de oito mil foram cometidos nesse período. Para travar o problema, a PSP faz anualmente campanhas de vigilância às residências cuja protecção é solicitada. Em 2008, em 6555 casas guardadas, apenas duas foram assaltadas. Assaltar casas parece ser, de resto, um crime de Verão, que se explica facilmente pelo facto de nessa época muita gente, tirar férias e ir para outros locais.
Dos delitos que mais aumentam durante esta época do ano, os assaltos às casas são os mais significativos, com subidas médias na ordem dos 60%.
No ano passado, em todo o país, foram registados 158 roubos de casas com recurso a armas, enquanto no ano anterior tinham ocorrido 139 casos. Apesar do ligeiro aumento, a polícia entende que os números não são preocupantes e nem sequer podem revelar uma tendência.
Mais preocupante, conforme consta dos dados inscritos no último Relatório de Segurança Interna, é o facto de os assaltos a residências terem crescido 32 por cento, atingindo os já referidos 29.654 casos. Feitas as contas, atingiu-se uma média diária de 81 assaltos a residências.
os números não mentem
As estatísticas de 2008 dizem que este tipo de criminalidade cresceu 25 por cento em Lisboa, 16 por cento no Porto, 15 por cento em Faro e dez por cento em Setúbal. Trata-se, afinal, de um aumento destes delitos nos distritos onde a restante criminalidade também é maior. Embora sem poder adiantar números, fonte da Polícia Judiciária refere, por outro lado, que os métodos mais utilizados ainda são os tradicionais arrombamentos, escalamentos e utilização de chave falsa.
Recomendamos que mantenha a sua habitação segura através de sistemas de alarme e vigilância,
é aqui que nós entramos, na Pholitech temos uma vasta gama de equipamentos de alta fiabilidade e tecnologia avançada para este efeito. Entra em contacto connosco e protege não só a tua casa como a tua família!
#wedo